Como escolher as melhores hashtags para Instagram

As hashtags são palavras chave que são precedidas do símbolo do jogo da velha (#), e servem para categorizar postagens, assim caso alguém realize uma busca por uma dessas palavras chave, seu post tem maior chance de ser distribuído e finalmente encontrado.

Fica bem evidente quando vemos postagens que não utilizam hashtags ou que fazem uso de poucas. Muita gente diz que é recomendável utilizar no máximo 10. Só que ai deixo aqui minha opinião pessoal. Use tantas quantas achar que deve usar, mas tenha coerência.

Esses limites foram criados exatamente para evitar a possibilidade de se fazer spam com elas, aumentando assim o volume de conteúdo relevante.

Existe um debate eterno aonde muita gente defende uso de poucas hashtags, como 10 no máximo. Outros defendem o uso do número máximo de hashtags, ou seja das 30 possíveis.

Claro que recomendo o uso inteligente das hashtags. Assim vai maximizar a possibilidade de distribuição orgânica do seu post. Então não basta utilizar palavras chave só pra “encher linguiça”. Mais importante do que utilizar muitas hashtags, é saber escolher quais utilizar.

Dica: Um detalhe que apesar de obvio, mas que as vezes passa despercebido é que se a sua conta tem um perfil privado, suas postagens não serão listadas quando alguém realizar pesquisas pelas hashtags.

Hashtags podem gerar tráfego e engajamento

Estatísticas mostram que posts que utilizam hashtags, tem em torno de 13% mais engajamento do que postagens que não utilizam nenhuma.

  • Ajudam a atingir o público-alvo que se deseja;
  • Aumentam as chances do post ter mais curtidas;
  • Auxiliam na melhora do engajamento do seu perfil;
  • Promovem uma imagem positiva do seu negócio;
  • Usuários podem seguir hashtags, assim temos a oportunidade de ganhar seguidores indiretos;
  • Possibilita um maior ganho de seguidores do seu nicho.

Como utilizar hashtags corretamente

O Instagram, permite que hashtags sejam usadas tanto na descrição dos posts quanto em comentários. Também podem ser usadas no IGTV, Reels e nos Stories.

Seja qual for o tipo de postagem que fizer veja algumas dicas básicas para melhorar o uso de hashtags:

  • Sempre comece a hashtag com o símbolo #;
  • Não inclua espaços entre as palavras utilizadas. É tudo junto e sem espaços;
  • Não use caracteres especiais como %, $ e *;
  • É permitido a combinação de palavras com emojis;
  • Faça testes ao incluir hashtags que seus concorrentes usam para ver quais geram mais engajamento;
  • Pesquise sobre a sua audiência e entenda o que estão buscando;
  • Misture hashtags em inglês com hashtags em português para avaliar quais opções gerar mais resultado

Lembre-se de que o objetivo da hashtag é auxiliar a descoberta dos posts no Instagram. Sendo assim, essas hashtags devem estar diretamente relacionadas ao assunto abordado na hospedagem, caso contrário não vai adiantar nada.

O uso inteligente de hashtags deve ser considerado parte vital de qualquer estratégia de marketing que visa atingir mais seguidores, leads e possíveis clientes. Essas campanhas de marketing devem atingir audiências específicas para promover melhores resultados.

Como encontrar as melhores hashtags

Para encontrar as melhores hashtags, seja criativo e faça pesquisas dentro de seu nicho de mercado. Pesquise também quais hashtags estão sendo mais utilizadas por influenciadores da sua área, assim como as que seus concorrentes usam.

Dica: A busca por hashtags nunca termina. Hoje um hashtag pode estar funcionando bem, e amanhã, pode não funcionar tão bem. Então nunca pare de pesquisar quais as melhores opções pois isso muda muito o tempo todo.

Pra isso existem uma série de ferramentas que auxiliam na geração e escolha dessas hashtags. Vou listar aqui algumas das quais mais utilizo e recomendo:

Hashtags populares

Na hora de escolher seus hashtags, evite usar aqueles que tem milhares de posts. É melhor evitar os muito populares, já que as suas chances de aparecer dentre tantos outros posts é pequena.

Procure buscar aquelas hashtags que sejam bem específicas a sua postagem. Quanto mais específico melhor e em geral essas hashtags não serão tão populares, te dando uma chance de exposição bem maior.

Usar hashtags em Stories

As vezes não damos tanto valor a hashtags quando tratamos de stories, mas eles continuam tendo sua importância. É uma estratégia super valiosa, ainda mais se considerarmos que o uso cada vez maior desse tipo de postagem.

Quando um usuário toca na hashtag utilizada em um stories, ele tem a possibilidade de visualizar todos stories relacionados a aquele hashtag. Lembrando que a mesma regra do feed vale para os stories, para que todos possam ver seu conteúdo, o perfil deve ser público. Então não adianta querer aumentar seu alcance se tiver uma conta privada.

Crie sua própria hashtag

Já que hashtags servem para categorizar conteúdo, porque não criar a sua própria hashtag? Criar hashtags tem diversas vantagens:

  • Incentive seu público a utilizar sua hashtag, assim eles vão espalhar a sua marca para você;
  • Permite que sua conta seja encontrada pela hashtag;
  • Crie campanhas para viralizar a sua hashtag.

Cuidado com hashtags genéricas

Evite termos genéricos na hora de criar suas hashtags. Quanto mais específico conseguir ser melhor. Evite tags muito populares, pois você pode até vir a atrair likes, mas eles podem ser desqualificados ou até mesmo seguidores fracos, daqueles que não interagem com seu conteúdo.

Considerações finais

Se bem utilizadas, as hashtags tem um potencial muito grande de aumentar as chances de visibilidade de suas publicações, potencializando ainda mais os resultados. Só que para que isso aconteça é necessário muito planejamento e testes, pois não há uma resposta definitiva.

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