Como e onde comprar meu domínio?

É bem normal receber essa pergunta “-Onde recomenda que eu compre meu domínio?”. A resposta é sempre a mesma, visto que existem várias empresas que oferecem esse serviço. Antes de vamos entender o que é um domínio e porque ele é tão importante.

O que é um domínio de site

O domínio é a URL (endereço) do site que você digita em seu navegador para acessar todo o conteúdo que ele fornece. Embora a hospedagem desse conteúdo seja feita dentro do servidor, a ponte entre ele e as pessoas que o acessam é estabelecida através do domínio.

Assim, algumas empresas que oferecem a venda de domínios também oferecem hospedagem e até mesmo fornecem ambos no mesmo pacote para que você possa criar um site ou blog com mais facilidade. Em alguns casos até acontece da empresa de hospedagem oferecer gratuítamente a primeira anuidade do domínio. No entanto chamo a atenção para esse tipo de promoção.

Muitas vezes a empresa oferece o domínio gratuítamente, no entanto cobra caro na renovação do mesmo na próxima anuidade. Então antes de contratar esse pacote, lembre de verificar o valor da renovação, para que essa gratuidade não saia cara.

No entanto, se sua preferência for comprar o domínio e hospedagem em empresas diferentes, isso não é um problema. Basta realizar o apontamento de DNS e em algumas horas seu site já terá seu domínio acessível de qualquer navegador.

Qual a importância do domínio para o seu negócio

O domínio é a sua identidade virtual, o canal pelo qual as pessoas vão encontrar a sua empresa. Logo é uma boa prática deixar claro o que a sua empresa faz. Nomes estranhos e vagos podem afastar visitantes e certamente não vão passar nem segurança nem confiança.

O que deve ser considerado na hora de escolher um domínio

Suporte

O ideal é encontrar uma empresa que forneça suporte tanto online quanto offline.

Painel de controle

A empresa escolhida deve fornecer acesso a um painel de controle que você possa acessar e realizar a troca do DNS caso seja necessário.

Preço

O valor pode variar muito de empresa para empresa então faça uma pesquisa, mesmo que rápida. Outro ponto importante é saber o valor da renovação da anuidade. Algumas empresas diminuem o valor da contratação inicial e sobrecarregam o valor da renovação, então, muita atenção antes de fechar sua compra.

Empresas que vendem domínios

  1. Registro.br
  2. Hostinger
  3. Rede Host
  4. Locaweb
  5. Hostgator

1

2

Gostou desse artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário